Com 22 anos de experiência na área naval, Luciano Aguiar foi nosso convidado para mais uma entrevista do projeto “Mauá: Eu faço parte”, campanha desenvolvida para apresentar os talentos que integram o time do Estaleiro. Com graduação em economia, o profissional cedeu uma entrevista muito importante falando sobre sua trajetória no Estaleiro Mauá. Confira os detalhes do bate-papo!
Como foi sua trajetória profissional? Você sempre atuou na área naval?
Eu comecei a trabalhar no Mauá com 26 anos. Tenho 22 anos de experiência na área naval, iniciei aqui no Mauá como estagiário do financeiro em 2002, minha formação é Economia com MBA em Gestão em Finanças e Controladoria. Sempre atuei na área administrativa/financeira.
Quais são suas principais responsabilidades como gerente administrativo financeiro?
Tenho a missão de conduzir os setores: Financeiro, Contabilidade, Recursos Humanos e Custos. A responsabilidade de alocar da melhor forma os recursos financeiros e humanos na empresa para que tragam o retorno esperado. Recebo demandas da equipe comercial que com o fechamento de contratos das obras, e evolução física irão gerar as cobranças para o contas a receber e também da equipe de suprimentos que adquirem os materiais/serviços necessários para a execução dos projetos, gerando assim o contas a pagar, criando assim os 2 pilares do financeiro. E ainda buscar linhas de crédito para que possamos fazer investimento em máquinas e equipamentos e com isso melhorar nossa produtividade.
Na área de RH participo da parte de busca de talentos no mercado de trabalho, para poder atender a demanda dos departamentos. Após a contratação participo da parte de integração do contratado à equipe. Além das demandas diárias de motivação ao colaborador e parte legal de fechamento da folha
Teve algum trabalho mais difícil ou desafiador que tenha marcado sua carreira aqui no Mauá?
Tenho a sorte de trabalhar numa empresa onde temos todos os setores no mesmo lugar, o que torna a absorção de conhecimento constante fazendo com que tenhamos sempre desafios. Seja na evolução de controles, melhoria contínua das condições de trabalho para nossos colaboradores, implementação de ferramentas para que a tomada de decisão da alta direção seja assertiva.
Algo que me marcou bastante foi quando a empresa passou por uma reestruturação e eu precisei me responsabilizar por mais setores, que foram suprimentos, almoxarifado, RH, financeiro, contábil e custos.
Quais são os desafios mais comuns que você encontra como gerente administrativo financeiro e como você busca superar esses desafios?
O desafio financeiro é alocar da melhor forma os recursos para atender a demanda da produção para que tenhamos sempre o resultado potencializado gerando maior valor agregado dos nossos produtos e serviços.
O desafio de recursos humanos é sempre proporcionar ao nosso colaborador a melhor experiência que é trabalhar no estaleiro Mauá, sempre antenado nas sugestões de nossos colaboradores. Esses desafios são sempre superados com muito trabalho em equipe. Além disso, existe o desafio de entregar o melhor para o cliente e o melhor resultado para o acionista.
Como é fazer parte do time do Estaleiro Mauá para você?
Eu vivi quase toda a minha vida aqui então é um grande privilégio fazer parte do time Mauá que desde a portaria até a direção, são todos muito dedicados, e focados em trazer o melhor resultado, somos uma família.
Quais são as suas perspectivas para o futuro do Mauá?
Estamos no caminho certo, voltamos a ser uma potência e estamos bem inseridos no mercado. Tenho muita perspectiva, acho que todas as reestruturações foram positivas e contribuiram para o retorno do nome Mauá ao cenário de Indústria Naval.