Durante os últimos anos, o Estaleiro Mauá se especializou em serviços de Upgrades, Modificações e Conversões de embarcações para atendimento ao mercado offshore. Por isso, se faz importante compreender o que está por trás destes conceitos.
Upgrades: realizar um upgrade consiste em aumentar as capacidades de carga, içamento ou transferência das embarcações para atendimento aos contratos. Um exemplo clássico é a substituição dos tensionadores e A-frame para o aumento do diâmetro e capacidade de tração dos umbilicais, serviços executados em PLSV’s.
Modificações ou conversões: consistem em realizar adaptações nas embarcações para adequação em novos contratos, tais como:
Modificação de sistema DP1 para DP2 (Digital Position): neste caso, atualizamos o sistema existente com serviços de instalação de novas bombas, tubulações, sistemas de controle, equipamentos, alterações estruturais nos tanques de lastro e tratamento e pintura.
Conversão para multipropósito: corresponde à alteração das tubulações e manifolds, instalação de novos conjuntos de sensores, modificação estrutural dos tanques, tratamento e pintura. Por conta disso, a embarcação passa a carregar diferentes produtos em atendimento às plataformas, por exemplo.
Conversão de Embarcações de PSV para RSV ou ORSV : consiste na fabricação e instalação de novas estruturas, execução de içamento e instalação dos equipamentos, como por exemplo, sistemas de ROV, sistemas de mergulho ou para contenção de óleo no mar.