Há um ano à frente da Diretoria Comercial da empresa, Arialdo Félix abre a série falando sobre seu trabalho.
Com 36 anos de experiência na indústria Naval e Offshore, Arialdo Félix foi nosso convidado para estrear a série “Mauá: Eu faço parte”, campanha desenvolvida para apresentar os talentos que integram o time do Estaleiro. Graduado em matemática e engenharia de produção, pós-graduado em engenharia e gestão empresarial, o profissional falou com exclusividade sobre seus projetos e a alegria do que vem construindo junto com sua equipe.
Há um ano você assumiu a Diretoria Comercial do Estaleiro Mauá. O que te fez aceitar esse desafio?
Eu tenho DNA do Mauá. Sou nascido e criado em Niterói e tenho orgulho de trabalhar no primeiro estaleiro privado do Brasil. É um privilégio poder desenvolver toda a estratégia comercial que está ajudando o Mauá a ser novamente protagonista na Indústria Naval e Offshore. Na área comercial, sou como o maestro de uma grande orquestra, e ter a autonomia de montar uma equipe e desenvolver as pessoas me motiva muito!
Quais as suas principais funções como Diretor Comercial? Pode citar algumas entregas representativas?
Cuido de toda a parte de Estratégia Comercial, da Prospecção de Novos Negócios e do Orçamento de Projetos, além da Coordenação dos Contratos.Como entrega representativa eu citaria a reforma da Porta Batel, que foi um grande projeto realizado para aumentar a confiança de nossos clientes no Mauá em suas docagens no Dique Seco. Além disso também gostaria de registrar, como forma de abertura de novos segmentos de atuação, o uso das oficinas como base e apoio industrial e logístico para operações Offshore, como foi o caso da operação junto a TechnipFMC para montagem e testes de um sofisticado sistema de manifold em 2022, que já está sendo realizado novamente neste mês de junho, mostrando a continuidade e o potencial deste tipo de trabalho.
É sua terceira passagem pela empresa. Quais outras atividades já desenvolveu no passado?
Nas minhas outras duas passagens pela empresa atuei como gerente comercial de um segmento específico, o que me engrandeceu com muita bagagem para esse novo desafio.
Você falou sobre o desafio de desenvolver um time. Como foi a montagem da equipe e como isso se reflete no dia a dia de trabalho?
Fiz um estudo de gente e gestão tendo como prerrogativa mesclar profissionais com mais experiência e iniciantes com alto potencial de desenvolvimento. Isso trouxe muito dinamismo, além de um clima organizacional extremamente agradável e leve. Cada um sabe sua responsabilidade e trabalha com foco em resultados, tendo a confiança da gestão. É muito gratificante saber que damos oportunidades aos novos para se desenvolverem dentro de um dos maiores estaleiros em operação do país.
Qual a importância do Estaleiro Mauá para este segmento?
O Estaleiro Mauá faz parte da Indústria Naval no Brasil. Todo mundo que conversamos nesta indústria, ou trabalhou ou conhece alguém que trabalhou no Mauá!
A cidade de Niterói é o berço desta indústria no país. O Mauá tem uma posição estratégica na Baía de Guanabara antes da Ponte Rio-Niterói, o que permite receber qualquer tipo de embarcação e Plataformas de Petróleo, e sempre foi referência em construção naval e offshore no país, sendo hoje referência em reparos, modificações e upgrades de embarcações das principais empresas deste setor. A infraestrutura do Mauá permite que ele seja também uma ótima opção nos segmentos de Base de Apoio Offshore e Construção de Módulos e estruturas de grande porte.
Como você define este momento do Mauá?
Momento de muita esperança e confiança de que teremos cada vez mais projetos e de que estamos no caminho para que o Mauá volte a ser protagonista na indústria naval e offshore. Estamos falando de Credibilidade. A confiança do cliente nos serviços e na capacidade dos profissionais do Mauá vem fazendo toda a diferença nesse processo!
Como foi o ano de 2022 para o Mauá?
Foi um ano de muito trabalho, organização, dedicação e parceria. Retomamos nossa participação nas principais feiras do setor, desenvolvemos novos segmentos e nos preenchemos de energia para os novos desafios!
Recentemente você esteve na OTC em Houston, a maior feira do segmento no mundo. Qual a importância desta feira para o Mauá?
O retorno do Mauá na OTC representa o reinício de uma história que foi interrompida por um tempo. Sinalizamos ao mercado que estamos de volta nos âmbitos nacional e internacional através de excelentes conexões durante o evento. O Mauá precisa retornar a ter projeção internacional novamente.
Agradecemos ao Arialdo pelo bate-papo e desejamos muito sucesso nos desafios!