Com 23 anos de experiência na Indústria Naval, Claudia Ribeiro foi nossa convidada para mais uma entrevista do projeto “Mauá: Eu faço parte”, campanha desenvolvida para apresentar os talentos que integram o time do Estaleiro. Com graduação em engenharia de produção e pós graduação em engenharia de segurança do trabalho e ambiental, a gerente de QSMS e apoio industrial cedeu uma entrevista muito importante falando sobre sua trajetória no Estaleiro Mauá. Confira os detalhes do bate-papo!
Como foi sua trajetória na área naval?
Entrei aqui no ano 2000. O estaleiro foi meu primeiro emprego. Entrei como secretária da manutenção, depois fui para área de compras, superintendência de suprimentos, RH e GDC (gerência de desenvolvimento e controle… Já trabalhei em várias áreas do estaleiro. Foi um passo de cada vez até chegar a Gerência QSMS e apoio industrial que envolve a manutenção e facilidades.
Quais são suas principais responsabilidades como gerente de QSMS e apoio industrial?
Na área de QSMS, minha principal responsabilidade é a Vida! É fazer a gestão de todos os recursos referentes à segurança, saúde, Meio ambiente dos nossos trabalhadores e parceiros de negócio , já na parte de apoio é manter o funcionamento de todo estaleiro atendendo a produção que é meu cliente interno, e fornecendo facilidades como: movimentação de carga, andaimes, gases industriais, elétrica para os parceiros de negócio.
Quais são os desafios mais comuns que você encontra como gerente de QSMS e apoio industrial e como você busca superar esses desafios?
Comandar cerca de 300 pessoas é um desafio, porque perpassa muito mais do que as responsabilidades técnicas. Mas ressalto que sempre fui muito acolhida desde sempre por toda equipe que é composta na sua maioria por homens.
Qual é a sua atuação direta nas certificações que o Mauá possui hoje?
Sou responsável pelo sistema de gestão da qualidade e ambiental que são as certificações que temos hoje no estaleiro. Estamos com o processo de implantação na NBR ISO 37.001 referente à gestão antissuborno, formamos os auditores internos e o processo está em andamento.
As empresas têm valorizado muito o meio ambiente na atualidade.Como o Mauá cuida da parte ambiental?
O Mauá cuida da questão ambiental realizando simulados e treinamentos conforme cronogramas estabelecidos envolvendo todos os setores. E como forma de se manter atualizado, participamos de palestras em órgãos estaduais e municipais como INEA, prefeitura de Niterói. Estamos em busca de melhoria contínua, para trazer mais à tona a importância de questões do meio ambiente e gerenciando ações importantes envolvendo a comunidade e região, como no caso do nosso próximo projeto de reflorestamento local.
Como é fazer parte do time do estaleiro?
É minha família. Meus amigos, meu pai, meu irmão estão aqui. São 23 anos que correspondem a, praticamente, uma vida. É muito gratificante fazer parte do time.
Quais são suas expectativas para o futuro do Mauá?
Queria ver 6-7 mil funcionários pelo estaleiro novamente. Revitalizar nosso potencial e ter um novo Dique com capacidade para receber embarcações de maior porte. Avançar, crescer no mercado em novos segmentos…essas são minhas expectativas.